Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes - Natal/RN

 

O CEABEM foi fundado em 29 de Agosto de 1949 pelo irmão João Cecílio da Costa e um grupo de espíritas, sob a orientação do mentor espiritual Adolfo Bezerra de Menezes para num futuro próximo trabalhar com curas espirituais. Inicialmente o Centro funcionou numa casa na Rua Mário Negócio, esquina com a então Avenida 04. Dois anos depois foi transferido para a Rua dos Tororós, 382 – bairro do Alecrim, Natal-RN, onde permanece até hoje.

 


Foto histórica das décadas de 50 e 60

 

O Centro, conforme registro do Estatuto no 2º Ofício de Notas, somente em 1951 elegeu a primeira diretoria, desenvolvendo, assim, estudos Mediúnicos e doutrinários, além da assistência aos necessitados, com estudos do Evangelho, terapêutica com passes e água fluidificada. Em 1956, o Irmão Bezerra de Menezes, com uma equipe espiritual, através do médium João Cecílio da Costa, iniciou a assistência médico-espiritual realizando cirurgias e orientando procedimentos, conforme as necessidades de cada paciente e a natureza de suas aflições.

O CEABEM passou por várias reformas e ampliações e hoje funciona em dois pavimentos. Realiza mais de 10 mil atendimentos mês, com assistência médico- espiritual, através da fluidoterapia e da evangelhoterapia, água fluidificada e passes, tratamentos e visitas espirituais à distância. A Instituição conta com 80 médiuns que trabalham com 83 médicos espirituais e mais de duas centenas de voluntários, que auxiliam tanto os trabalhos nas cabines, como na recepção, nos tratamentos de passes, na direção da mesa e exposições do Evangelho.

 


Reunião pública no pavimento inferior

 

Mais de 400 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, estudam a doutrina, desde a evangelização infanto-juvenil, passando por todos os módulos do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e Educação da Mediunidade.

Ao longo dos seus 65 anos, o Centro procurou desenvolver um trabalho voltado aos necessitados.  Inicialmente em uma linha de cunho assistencial, com a distribuição de sopas e enxovais. Gradativamente essas ações foram redirecionadas na perspectiva de contribuir para o resgate da cidadania e inclusão social dos assistidos.

Esse trabalho é coordenado pelo Departamento sóciocultural que tem por finalidade planejar, ordenar, executar e avaliar ações voltadas para atender cidadãos e grupos sociais em diversas faixas etárias.

Hoje, o Bezerra de Menezes direciona essas ações para a comunidade de Leningrado, na região leste da cidade. Tem buscado parceiras com órgãos públicos e privados. Participa do Programa Cidadão Nota 10 da Secretaria de Tributação do Governo do Estado e mantém convênio com a 2ª vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

No trabalho de divulgação da doutrina o Bezerra de Menezes conta com uma Livraria que funciona em sua sede social, de terça-feira à domingo, nos horários de 07:00 às 11:00, das 14:00 ás 17:00 e das 19:00 as 21:00 horas (quartas e sextas feiras), além de participar de Feiras de Livros e outros eventos.